Musculação

A musculação é um tipo de treinamento físico que utiliza sobrecarga externa, incluindo pesos, o próprio corpo ou qualquer outra resistência para melhorar a força muscular.

Pessoas de todas as idades, incluindo crianças, adolescentes e idosos, atletas ou não, devem praticar regularmente a musculação, desde que orientados por profissionais capacitados.

Trata-se da única maneira de se estimular praticamente todos os músculos responsáveis por nossos movimentos corporais. Quanto mais ativa estiver nossa musculatura, mais fáceis se tornam nossas atividades diárias e menores os desgastes do coração e do sistema musculoesquelético.

Por que todas as pessoas devem treinar musculação?

imagem de sarcopenia

Sarcopenia

É a perda de força e da massa muscular decorrente do avanço da idade. Vários hormônios anabólicos, como o GH, testosterona e estrógenos, declinam com o passar da idade o que colabora com a atrofia muscular.

A musculação tem se mostrado eficaz em prevenir e minimizar esses efeitos negativos, preservando, portanto, a musculatura e, consequentemente, a capacidade funcional à medida que se envelhece.

imagem de osteoporose

Osteoporose

É a condição dos ossos decorrente da porosidade e diminuição da densidade óssea, tornando-os suscetíveis a fraturas.

As forças de compressão exercidas no osso pelos exercícios com pesos e a tração da contração muscular sobre a superfície óssea são o principal estímulo para o desenvolvimento e manutenção da massa óssea.

imagem de emagrecimento

Emagrecimento

A musculação estimula todos os músculos, inclusive os que não são exigidos em outras atividades, aumentando assim o gasto calórico total.
Durante a realização dos exercícios o organismo utiliza predominantemente o glicogênio muscular como substrato energético durante sua execução. Para repor esse glicogênio, após conclusão do treino o metabolismo se mantém acelerado usando a gordura corporal como “combustível” principal devido aos efeitos do EPOC (Excess Postexercise Oxygen Consumption) ou Consumo Excessivo de Oxigênio pós Exercício.
null

Profiláticos e Terapêuticos

O fortalecimento da musculatura, dos tendões, dos ossos e das articulações por meio da prática regular de musculação minimiza riscos de lesões, desvios posturais, inflamações dos tendões, etc.

Exercícios de musculação são usados para recuperação de lesões, traumas, cirurgias, etc., e para correção de postura irregular.

null

Hipertrofia

Trata-se de um processo de aumento do tamanho do músculo por diversas mudanças fisiológicas decorrentes do treino de musculação.

A sequência dos exercícios, número de séries e repetições, carga, frequência semanal, métodos, etc., são específicos para que o praticante atinja tal objetivo.

imagem de performance

Performance

Além de contribuir com o condicionamento físico geral, a força muscular específica adquirida por meio da musculação pode otimizar o gesto motor de todas as modalidades desportivas, como atletismo, natação, ciclismo, triathlon, lutas, futebol, etc.